quinta-feira, 12 de junho de 2014

Manifestações por todo o Brasil

NESTE DIA 12 DE JUNHO, PROTESTOS TOMAM CONTA DO PAÍS

Texto da CSP-Conlutas, com atualizações de manifestantes que se encontram nos protestos


A CSP-Conlutas e diversas entidades do movimento sindical e popular, assim como categorias de trabalhadores em luta, estão realizando atos neste dia 12 de junho na abertura da Copa do Mundo em várias capitais.

SÃO PAULO - Os manifestantes estavam concentrados na saída do Sindicato dos Metroviários desde às 10h, mas foram cercados pela cavalaria, que está atuando com repressão e bombas. Segundo informações de manifestantes que estão no local, o sindicato foi sitiado pela polícia, que está ameaçando invadir o local. Os manifestantes encontram-se no interior do prédio. A imprensa internacional também está cobrindo o ato. Além de denunciar os gastos com a Copa e cobrar investimentos nas áreas sociais, o protesto é solidário à luta dos metroviários e exige a reintegração dos 42 demitidos.

RIO DE JANEIRO – Cerca de 5 mil manifestantes tentam bloquear os dois sentidos da Av. Rio branco, principal avenida do Centro do Rio. Os manifestantes estão protestando também contra a repressão que está ocorrendo em São Paulo.

BRASÍLIA – Os manifestantes estão concentrados na rodoviária do Plano Piloto e o ato segue pacífico, com panfletagem, bandeiras, faixas e intervenções ao microfone.

BELO HORIZONTE – O protesto teve início por volta do meio dia e o clima é pacífico. Os manifestantes ainda estão chegando

MACEIÓ – Uma carreata saiu da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na parte alta da capital, e seguiu em direção ao Centro de Maceió. Não há informações sobre repressão policial.

[Atualizado às 12h58]

O objetivo dos atos nas capitais é denunciar os gastos com a Copa em contraposição ao descaso com saúde, educação, transporte e moradia e outras políticas sociais.

“Estamos convivendo com o caos da saúde pública, o descaso com a educação, a precariedade do transporte e nos serviços públicos, nas três esferas, assim como a falta de moradia e de terra para plantar e produzir alimentos”, diz o dirigente da CSP-Conlutas Atnágoras Lopes.

O dirigente da CSP-Conlutas  denuncia que esse megaevento só beneficiou a Fifa, as patrocinadoras, as construtoras do ramo imobiliário, hoteleiro, de comunicação. “Enganam-se os que dizem que fazer críticas à Copa é ser contra o futebol ou contra o Brasil. Pelo contrário. O que o movimento denuncia e exige que se dê um fim ao beneficiamento à Fifa, grandes empresas e bancos e garanta recursos públicos para as áreas sociais”, reforça Atnágoras.

Outra bandeira levantada pelos manifestantes é a denúncia da criminalização dos movimentos sociais e das lutas. A presença da Forca Nacional de Segurança e o Exército Brasileiro a serviço da repressão das lutas populares e a instituição de uma legislação antidemocrática de Estado de Exceção que viola a democracia brasileira é considerada inaceitável. “Chegou-se ao ponto do prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo Alves, protocolar ação na Justiça proibindo passeatas e greves ou ainda a prisão e tortura do estudante de Direito da PUC-SP, Murilo Magalhães, quando apoiava a greve dos metroviários, isto é um absurdo”, lamenta Atnágoras.

Há capitais em que os protestos não serão no dia 12. Em Brasília, por exemplo, será no dia 15/06, em Natal (RN) no dia 16/06 e em Salvador (BA) acontecem vários protestos inclusive no dia 13/07.

As manifestações do dia 12 de junho:

A composição das atividades é regional, dependendo das categorias em luta de cada região.

São Paulo (SP) – Concentração às 10h, no Sindicato dos Metroviários. Rua Serra do Japi, 31 – Tatuapé.

Rio de Janeiro (RJ) – Concentração às 10h na Candelária, Centro.

Belo Horizonte (MG) – Concentração às 12h na Praça Sete, Centro.

Maceió (AL) – Protesto de diversas categorias em luta que se encontram por volta das 10h na Praça Sinimbú para manifestação unificada.

Aracajú (SE) – Haverá atividade de petroleiros na parte da manhã.

Fortaleza (CE) – Concentração na sede do Sindicato da Construção Civil, às 6h, com passeata e  ato na região da Beira Mar, centro hoteleiro da cidade. À tarde haverá ato unificado com sindicatos, categorias em greve e movimentos sociais.

Teresina (PI) – Concentração às 10h na avenida Frei Serafim, em frente ao Bom Preço.

São Luiz (MA) – Concentração às 7h na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Estadual.

Belém (PA) – Concentração, às 9h, no Centro Arquitetônico de Nazaré.


Porto Alegre (RS) - Concentração às 12h, na esquina democrática, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário