terça-feira, 19 de agosto de 2014

1/3 da Carga Horária

SEM AVANÇO PELA PREFEITURA, 1/3 DA CARGA HORÁRIA COMEÇA A SER IMPLANTADO POR CONTA PRÓPRIA PELAS ESCOLAS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE


Mesmo após meses do final da última greve dos servidores da educação de São Gonçalo do Amarante (entre fevereiro e abril de 2014), a Prefeitura ainda não implantou o 1/3 da carga horária fora da sala de aula em todas as escolas. Poucas são as escolas que já contam com os chamados “professores volantes”, que têm o papel de substituir os demais professores durante o período de planejamento de aulas, um direito conquistado por todos os professores.

Escolas como a Municipal Maria da Cruz já estão implantando o 1/3 da carga horária. Mas essa ainda não é a realidade da maioria das escolas, que resolveram implantar o 1/3 por conta própria, à revelia da Prefeitura, como é o caso do Centro Educacional Ironaldo Guedes Alconforado e da Escola Municipal José Horácio de Góis.

Nessas escolas onde ainda não chegaram os professores volantes, os alunos estão voltando para casa nos dias escolhidos para o planejamento dos professores.

Para piorar a situação, nas escolas onde o 1/3 da carga horária já foi implantado, verificou-se que os professores volantes não têm a formação adequada para assumir a função. As aulas deveriam ser de matérias complementares, como Educação Física, Artes ou Línguas Estrangeiras, um direito dos alunos, mas os professores volantes que estão chegando às escolas não são formados nessas áreas específicas, mostrando mais uma vez o descompromisso da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, entregou um documento à Promotoria Pública, denunciando essa situação e entrou com uma ação para que a situação dos professores concursados que ainda esperam pela convocação seja regularizada! Afinal de contas, são os concursados que deveriam estar ocupando as vagas extras das escolas e não as duplas jornadas ou os professores contratados. No momento, o sindicato aguarda a decisão do juiz sobre o caso.


O Sinte-RN de São Gonçalo também irá se reunir com o secretário municipal de Educação, Abel Neto (PT), para discutir a situação (entre outros temas). O encontro será amanhã, dia 20 de agosto, às 7h, na Secretaria de Educação de São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário