domingo, 12 de outubro de 2014

1/3 da Carga Horária

SINTE-RN DE SÃO GONÇALO INICIA CAMPANHA PELA IMPLANTAÇÃO IMEDIATA DO 1/3 DA CARGA HORÁRIA


Nesta semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, percorrerá todas as escolas de São Gonçalo iniciando a campanha pela implantação imediata do 1/3 da carga horária dos professores.

A campanha foi aprovada na mais recente assembleia da categoria, no dia 23 de setembro, e exige que a prefeitura de São Gonçalo cumpra a lei, que diz que os professores da rede pública têm direito a ter um terço de sua carga horária fora da sala de aula, para planejar suas aulas e avaliações, corrigir provas, etc. Sem a implantação, os professores continuam tendo que fazer todo esse trabalho, porém, sem receber por isso. Ou seja, acabamos trabalhando mais, ficando sobrecarregados e sem receber nada a mais por isso. O 1/3 da carga horária é um direito nosso e precisamos lutar por ele, imediatamente! Chega de enrolação da prefeitura!

Nas últimas reuniões com o secretário municipal de educação, Abel Neto (PT), ele afirmou que um documento comprovando a implantação do 1/3 da carga horária estava sendo finalizado e que seria entregue ao sindicato em breve. Também disse que estava convocando os diretores das escolas para que eles possam informar à secretaria quais disciplinas precisarão de novos professores em cada escola, mas não nos deu datas, como de costume. Por isso, várias escolas já estão implantando o sistema por conta própria. A mais recente foi a Escola Municipal Francisco Potiguar Cavalcante, que no dia 29 de setembro fez uma reunião (que inclusive contou com a direção da escola) e aprovou a implantação do 1/3 da carga horária à revelia da prefeitura.


Antes, o Centro Educacional Ironaldo Guedes Alconforado e a Escola Municipal José Horácio de Góis também já haviam implantado o 1/3 da carga horária por conta própria. Nessas escolas onde ainda não chegaram os “professores volantes” (que têm o papel de substituir os demais professores durante o período de planejamento de aulas), os alunos estão voltando para casa nos dias escolhidos para o planejamento dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário