segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Centro de Saúde Reprodutiva

NO OUTUBRO ROSA, CENTRO DE SAÚDE REPRODUTIVA CONTINUA SEM EXAMES

Praticamente abandonado, Centro não faz mais mamografias, colpsocopia ou biópsias

Outubro chegou e, pelo 6º ano consecutivo, o Rio Grande do Norte participa do Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a luta contra o Câncer de Mama. Mas aqui no RN não há muito o que celebrar, já que o governo Rosalba desmontou o Centro de Saúde Reprodutiva, deixando de fazer exames de mamografia, pré-natal, colposcopia (preventivo de câncer no colo do útero), biópsias e até exames laboratoriais simples.

O Centro, que era uma referência na área de saúde da mulher, já chegou a ter 150 servidores, que atendiam em torno de 600 pessoas diariamente. Hoje, após a descontinuação de seus principais serviços, a unidade é praticamente um prédio fantasma, que agora só oferece consultas médicas para algumas especialidades, como ginecologia e dermatologia.

Dos 150 servidores, cerca de 30 ainda continuam atuando no local. Os demais foram transferidos para outras unidades, sem o mínimo respeito com os trabalhadores. Muitos deles atuavam há décadas no centro. Até mesmo a diretora, Débora Torquato, foi exonerada do cargo, deixando a unidade sem direção. São os médicos e funcionários que atualmente têm gerido o lugar.

Uma das servidoras, que trabalhava no setor de esterilização (que está com suas duas autoclaves quebradas), conta que, em 24 anos de atuação no Centro, nunca viu o lugar tão abandonado. Ela acrescenta que o mês do Outubro Rosa sempre foi um período de mutirão para a conscientização sobre o câncer de mama e para a realização de exames e ações de prevenção. Esse é o primeiro ano onde nada será feito no Outubro Rosa no principal centro de referência da saúde da mulher.


Em março deste ano, os secretários de saúde estadual e municipal divulgaram a municipalização do Centro. Porém, até o momento a prefeitura de Natal ainda não assumiu a gestão da unidade e o governo Rosalba não se compromete mais em fornecer material de trabalho, como álcool, iodo ou o conserto das autoclaves. Com o desmonte do Centro, inevitavelmente os principais serviços da unidade precisaram ser interrompidos, deixando centenas de pacientes que dependem do SUS sem atendimento.

Fonte: Sindsaúde-RN Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário