segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo secretário de saúde

NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO VISITA WALFREDO GURGEL E FALA SOBRE SUA PRIMEIRA AÇÃO


O novo Secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, escolhido pelo governador Robinson Faria, é o médico Ricardo Lagreca. No dia 2, Lagreca participou da solenidade que apresentou os novos secretários do governo estadual e neste domingo (4), o secretário visitou as instalações e os serviços do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Segundo a Sesap, Lagreca conferiu o atual fluxo de pacientes graves, críticos e clínicos que diariamente são atendidos no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) e se mostrou preocupado com o número de pacientes que poderiam ser atendidos em unidades municipais de saúde.

Lagreca tem 36 anos de profissão, é professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) desde 1978. Foi diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) por quase duas décadas e no último ano atuou como superintendente do hospital, cedido pela UFRN à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Lagreca afirmou à imprensa que sua ação imediata será a de priorizar a normalização do funcionamento dos hospitais estaduais, que se encontram com os serviços de limpeza, preparação de alimentos e assistência e vigilância à saúde prejudicados, com apenas 30% dos trabalhadores atuando. O problema ocorre devido a repasses não efetuados pelo Governo para pagamento das empresas terceirizadas. "A primeira ação será a negociação com as empresas terceirizadas, uma situação que está atingindo uma importante força de trabalho nos hospitais estaduais. A prioridade é conversar, analisar a situação e a partir daí pensar nas metas principais", disse ao jornal Tribuna do Norte.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (5), o governador Robinson Faria disse que irá, junto ao secretário de Saúde, até Mossoró, onde farão análise sobre a situação dos hospitais públicos do município.


*Com informações da Tribuna do Norte e Sesap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário