quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Repressão contra jornalistas

PREFEITO DE SÃO GONÇALO TENTA CALAR JORNALISTAS DO SITE “FALARN.COM”


Ainda não conhece o site? Clique aqui e conheça!


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, RN, Jaime Calado (PR), abriu representação judicial contra os donos do projeto de comunicação, Agência de Notícias FalaRN.com, um jornal eletrônico na internet com publicação de conteúdo independente.

Na ação judicial é cobrado uma multa indenizatória inicial no valor de R$ 31.520.00. MM. Daniela Paraíso Guedes Pereira, que são os advogados que representam o prefeito reclamam de danos morais.

Desconhecedores do projeto os advogados dizem que a Agência se trata de “um blog”. Os autores da ação dizem que houve “insinuação altamente ofensiva e maliciosa ao prefeito”.

Na ação o prefeito se diz descontente com publicações feitas pelo jornalista Francisco Costa, onde menciona com base em investigações do MPF e depoimentos de moradores sem teto, que obras do programa Minha Casa, Minha Vida, estão sendo usadas para favorecer partidos e também como moeda de troca eleitoral, além de receber propina pela construção das casas.

A banca de advogados diz que as notícias divulgada pelo #FalaRN estão “maculando a imagem do prefeito”, e alega não haver fundamento e comprovação nas declarações.

Acrescenta que o veiculo de comunicação “lançam na ‘sarjeta’ a imagem pública do prefeito”. E pede que seja reprimida as supostas ofensas por se tratar de uma pessoa de “honra como gestor ilibada em sua vida pública”.

Os advogados também não gostaram do video feito e publicado mostrando a realidade das comunidades de Coqueiros, Poço de Pedra, Igreja Nova e Chã do Moreno, onde várias pessoas mesmo morando tão perto do município sede, estão relegadas ao esquecimento, são vítimas de estelionato eleitoral e vivem à espera de políticas públicas que nunca chegam.

Veja abaixo um dos vídeos do site, com denúncias contra a prefeitura:



Os advogados se dizem a favor das críticas. “O exercício da crítica política em um ambiente democrático que hoje vivenciamos no Brasil é de extrema relevância e ao mesmo tempo imprescindível a toda sociedade, inclusive para defender a população e fiscalizar seus representantes (…)”, descreve em contrasenso um trecho da ação judicial, mas ao final apelam para “repressão do juiz” ao trabalho de jornalismo independente dos profissionais Josi Gonçalves e Francisco Costa.


“Não podemos impedir que o prefeito busque a justiça para se defender, se acha que houve injustiças. Mas não podemos nos calar para a falta de políticas públicas, a miséria, exclusão social e abandono que estão submetidas as famílias de São Gonçalo do Amarante que vivem uma administração municipal que não promove o direito a qualidade de vida digna e tenta impedir o trabalho de jornalistas. Não iremos nos calar e não temos medo de ações jurídicas. Sabemos que podem vir mais tentativas de calar nossa voz e outras intimidações. Mas o jornalismo é para servir a comunidade ao povo, é um sacerdócio. Estamos oferecendo algo que a cidade nunca teve, que é o exercício pleno da liberdade de expressão, educação, formação da cidadania. E fazer tudo isso não é crime nem ofensa alguma ao gestor. É preciso aprender a conviver com críticas” comentou o jornalista Francisco Costa.

NA INTERNET, LEITORES CRITICAM A AÇÃO JUDICIAL CONTRA OS JORNALISTAS. CONFIRA ABAIXO:




Fonte: Fala-RN

Ainda não conhece o site? Não deixe de acompanhar. Notícias sempre atualizadas sobre São Gonçalo do Amarante. Clique aqui e conhece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário