quinta-feira, 26 de março de 2015

Luta Nacional Contra Cortes na Educação

NESTA QUINTA-FEIRA: MOVIMENTOS SINDICAL E ESTUDANTIL FAZEM DIA DE LUTA NACIONAL CONTRA CORTES DO GOVERNO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Já nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26) estudantes e trabalhadores começaram a se mobilizar pelo país como parte das atividades que ocorrerão neste Dia Nacional em Defesa da Educação.

Em São Paulo, os trabalhadores metroviários panfletaram um material em alusão à data nas estações de Metrô.

Dia Nacional em Defesa da Educação - ato metroviários:


Também ocorre neste momento manifestação dos professores estaduais em greve em Guarulhos (SP).

Ato dos professores estaduais em Guarulhos (SP):



Na USP estudantes participaram da atividade do coletivo feminista Marias Badernas, do curso de Letras, compondo o dia nacional de luta em defesa da educação.

Em Belo Horizonte (MG), estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma manifestação na manhã na porta do campus Pampulha. O grupo fechou parte da Avenida Presidente Antônio Carlos, no sentido bairro/Centro. O protesto é contra o corte de orçamento do governo federal e os impactos da falta de dinheiro na instituição de ensino. Em meio ao protesto, funcionários terceirizados anunciam uma greve geral.

Em Caruaru (PE), as principais ruas do centro de Caruaru foram tomadas por estudantes que realizaram uma passeata.

Dia Nacional em Defesa da Educação - Caruaru - PE



Em Belém (PA), a Universidade Federal do Pará parou as atividades neste dia 26 e os portões da reitoria da universidade amanheceram trancados.

Dia Nacional em Defesa da Educação - Pará:


Em Porto Alegre (RS), os secundaristas e os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul unificam suas lutas no dia nacional contra os cortes na educação e pelo passe livre.  Neste momento, os estudantes está em frente à Faculdade de Educação de universidades federais.

Dia Nacional em Defesa da Educação em RS:



Estão previstas diversas atividades em praticamente todas as capitais do país. Confira:

Em São Paulo, pela manhã, ato na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de Guarulhos. Às 18h, no Vão Livre do Masp, haverá uma aula pública com a participação do presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino Prazeres, e o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, entre outras figuras públicas, para debater o momento pelo qual passa o país, com os ajustes de Dilma e a onda de protestos e lutas acontecendo. Ao fim da atividade, os presentes irão participar da vigília dos professores em da rede estadual, na Secretaria de Educação.

No Paraná está sendo chamado o dia estadual em defesa da Educação que comporá o calendário nacional, com manifestações universidades estaduais e diversas outras ações.

No Rio de Janeiro terá uma atividade em Niterói pela manhã na Universidade Federal Fluminense (UFF) e à tarde um ato unificado na Cinelândia, região central da cidade.

Entidades que participam do ato:


O dia 26 de março, convocado inicialmente por organizações estudantis como Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel), Juntos e Esquerda da UNE foi incorporado por outras entidades do movimento sindical como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe),  sindicatos estaduais de profissionais da Educação como o do Rio de Janeiro, o Sepe, e o de Belo Horizonte, o SindRede, além de compor o calendário de mobilizações da CSP-Conlutas.

Fonte: CSP-Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário