quinta-feira, 16 de abril de 2015

Deu na Imprensa

DEU NA IMPRENSA: A EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE COCHILA EM MÃOS ERRADAS

Jornalista Francisco Costa, do portal Fala RN, escreve texto expondo os problemas da Educação de São Gonçalo e divulga denúncias feitas pelo Sinte-RN núcleo de SGA. Confira a matéria na íntegra:

Secretário de educação, Abel Neto tira um cochilo durante sessão na Câmara de Vereadores no início do ano (FalaRN)

Em São Gonçalo do Amarante na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, ao menos 19 escolas de ensino infantil e fundamental estão correndo o risco de ficar sem merenda escolar.

O estoque já está no fim e nos próximos dias pode não ter alimentos para o preparo da merenda das crianças.

Ocorre que a prefeitura, a secretaria municipal de educação, e os diretores de escolas esqueceram de fazer corretamente a prestação de contas do dinheiro recebido do governo federal para a compra de mantimentos. E a Receita Federal providenciou o bloqueio dos repasses.

Na comunidade Massaranduba na escola Maria Rufina de Lima, a diretora pediu aos pais para trazer a refeição de casa para complementar o que a escola distribui. Sem dinheiro para comprar as refeições, o estoque pode acabar nos próximos dias. Lá ainda existe a boa vontade da diretora que tira do seu comércio e do seu dinheiro para não deixar ninguém com fome.

Mas como os pais vão levar merenda para a escola se São Gonçalo vive uma situação de miséria? Falta comida e emprego para muita gente!

O portal FalaRN já noticiou que dezenas de escolas estão caindo aos pedaços e com a infraestrutura totalmente comprometida, sem condições de funcionar. Janelas, portas, cadeiras quebradas, e telhado cheio de buracos onde as salas de aula ficam expostas ao sol e a chuva.

Reportagem também já mostrou o perigo que é a rede elétrica exposta que além de apresentar risco de acidentes pode não ajudar na conservação de alimentos.

Na comunidade de Santo Antônio, teve escola com merenda estragada, jogada fora, pois os refrigeradores não conseguiram conservar as carnes. Vereadores da base do prefeito negam que isso ocorreu.

No ano passado São Gonçalo do Amarante recebeu mais de R$ 5 milhões de repasses do governo federal para investir na melhoria da qualidade da educação. O dinheiro desapareceu, pelo visto.

Além disso a cidade possui a quarta maior arrecadação de impostos do Rio Grande do Norte.

O descaso com a educação é tão grande que até os fornecedores de alimentos deixam de entregar 15% dos alimentos licitados, segundo denúncia dos vereadores de oposição.

Para completar faltam professores desde as creches até o ensino fundamental.

O homem de confiança do prefeito para cuidar da educação é Abel Neto, um ex-suposto dissidente petista.

Esse cidadão também é apontado como pré-candidato a prefeito da cidade na disputa eleitoral de 2016.

Quem não cuida bem da educação, futuro de uma nação, fará o que à frente da prefeitura?

Pelos desmandos na educação muitos políticos já foram presos. O povo de São Gonçalo espera respostas dos órgãos controladores do dinheiro público a muito tempo.

No inicio do ano Abel Nego foi flagrado tirando um cochilo durante abertura dos trabalhos legislativos na Câmara. Com as notícias de falhas na educação, a imagem se tornou um viral na internet e muitos internautas reproduziram. A imagem é do FalaRN

O cochilo do secretário é associado aos problemas na pasta. Enquanto ele dorme, a educação sangra.

Nesta quarta-feira, 15, durante audiência pública o sindicato da educação de São Gonçalo debateu o sucateamento.

Veja o que diz o sindicato dos educadores sobre a situação das escolas e do ensino:

“Algumas escolas do município ainda não começaram o ano letivo devido à falta de professores. É o caso da Creche Padre Thiago Theisen, no Plaza Garden, inaugurada em janeiro deste ano. Na

mesma situação está a Creche Municipal Professor Luzenildo Bezerra, no Golandim.

Os servidores ainda afirmam que a falta de professores é um dos principais entraves à implantação definitiva do 1/3 da hora-atividade, que é o tempo assegurado por lei que o professor deve ter fora da sala de aula para planejar suas aulas. Como não há professores suficientes nas escolas, os alunos têm voltado para casa nos dias de planejamento.

Segundo a categoria, a prefeitura ainda não chamou nem 20% dos aprovados no último concurso (de 2011, que perderá a validade no final deste ano). Os servidores ainda afirmam que as vagas que deveriam ser preenchidas pelos concursados estão sendo assumidas por estagiários. A Promotoria de Justiça do município visitou algumas escolas e verificou pelo menos 60 estagiários em situação irregular.

Estrutura precária

A estrutura das escolas de São Gonçalo continua precária e prejudicando o aprendizado dos alunos. Há relatos de salas superlotadas, goteiras, infiltrações e falta de lâmpadas. Há pias quebradas nos banheiros e falta material em sala de aula. A maioria das escolas não tem quadra de esportes e as salas de informática estão quase sempre sem funcionar devido à falta de internet e de profissionais capacitados para operar as máquinas.

Insegurança

Os educadores também reclamam da falta de segurança nas escolas e denunciam o tráfico de drogas nas portas de algumas delas, como nas Escolas Municipais Poti Cavalcanti, Genésio Cabral e Roberto Freire. Há também relatos de roubo de celulares em sala de aula e de arrombamentos.”


Fonte: Fala RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário