quinta-feira, 16 de abril de 2015

Insatisfação popular

JAIME CALADO TEM 60% DE REPROVAÇÃO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE




Vai ser difícil o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), na região metropolitana de Natal, RN, que já está no sétimo ano de mandato, conseguir transferir votos e eleger um de seus correligionários na disputa eleitoral de 2016.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Blog do BG, 60% da população de São Gonçalo reprova a gestão de Jaime Calado. E apenas 35% aprovam. Outros 4,4% dos eleitores entrevistados preferiram não opinar.

Ou seja, se o prefeito fosse novamente candidato hoje seria o grande derrotado. Os números mostram também que vereadores e secretários de governo que estão na sombra do chefe do poder executivo municipal para ser candidato majoritário em 2016, poderão amargar uma derrota grande.

Em 2008, primeiro mandato, Jaime Calado foi eleito com 27.113 votos. Em 2012 na reeleição foi vitorioso numa aliança com 16 partidos e obteve 30. 513 votos; 61, 92% dos votos válidos.

A impopularidade do prefeito é fácil de explicar: Jaime Calado loteou cargos públicos para aliados políticos, se distanciou do povo, não fez os investimentos prometidos nas campanhas eleitorais, inflou números de desemprego, miséria, economia da cidade recuou e os serviços públicos como saúde, educação, segurança não funcionam como esperado. Há ainda um volume grande de obras inacabadas ou recém-inauguradas e com grandes problemas.

O que mais incomoda o povo é que não existe oportunidade de trabalho na cidade e geração de renda. Na prefeitura há uma explosão de contratações e nomeações apenas de aliados políticos, a grande parte dos funcionários com cargos de confiança é de outras cidades.

Cerca de 90% da equipe de secretários não são de São Gonçalo do Amarante. E essa distribuição de cargos a esmo ainda não foi apurada pelo MPE.

Para piorar a situação o prefeito é investigado por suspeitas de irregularidades na licitação e construção da adutora para captação de água do rio Maxaranguape, onde há previsão de investimento de R$ 80 milhões do governo federal.

O prefeito é alvo de uma apuração do Ministério Público Federal por irregularidades em obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

A equipe de comunicação do prefeito espera gastar R$ 2,5 milhões para recuperar a popularidade. Mas Jaime Calado parece ter perdido o eixo de sua gestão. E sua equipe atrapalha, mais que ajuda.

INDICADORES SOCIAIS - Os entrevistadores da Pesquisa Consult/BlogdoBG/Meio Dia Cidade, percorreram 51 cidades de dez diferentes regiões do Estado no período de 6 a 8 de abril. No total 1.500 pessoas foram entrevistadas.

Os pesquisadores também ouviram reclamações referentes às políticas públicas dos entrevistados em todo o Rio Grande do Norte.

Sobre saúde pública os entrevistados responderam que 57,97% consideram péssimo os serviços.

Na questão da segurança pública, 64,67% consideraram ruim os serviços públicos.

Sobre as Rodovias, disseram: péssima (31,47%), ruim (20,13%), regular (34,73%), boa (9,07%) e ótima (1%)

Vale a pena destacar que a falta de segurança ou a criminalidade é apontada como maior problema de 59,5% dos entrevistados em Natal e 53,1% na Grande Natal.

O atendimento na saúde pública é o principal problema para 45,8% dos entrevistados na região do Trairi e 42,3% dos consultados na região Central/Potengi.

A falta d’água é vista como principal problema para 25,9% dos pesquisados na região Seridó.

GOVERNOS - Para 50% dos entrevistados o governo de Robinson Faria (PSD), corresponde em parte as expectativas.


Surpreendeu a reprovação do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte. 77% dos entrevistados reprovam o governo da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Fala RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário