quinta-feira, 30 de julho de 2015

Deu na Imprensa

GREVE DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO É DESTAQUE NO PORTAL FALARN

Confira na íntegra a matéria produzida pelo portal de notícias FALARN sobre a greve da Educação que começa nesta sexta-feira, 31 de julho:


GREVE: sindicato da educação diz que Jaime Calado tirou 30% dos salários

Começa nesta sexta-feira, 31, a greve dos trabalhadores em educação de São Gonçalo do Amarante, RN. A categoria tenta um diálogo com o prefeito Jaime Calado, e o secretário de educação, Abel Neto, desde o inicio do ano, mas não tiveram avanços nas negociações.

No começo do ano letivo estouraram denuncias de escolas caindo os pedaços na zona rural e urbana, crianças sem refeito e tendo que procurar local para fazer as refeições, infiltrações, paredes e janelas caindo, teto com infiltrações e telhas quebradas, sem falar dos inúmeros inquéritos civil impetrados pelo Ministério Público Estadual.

O cenário da educação da cidade é caótico. Existem escolas que onde o ano letivo já está comprometido em razão da falta de professores.

O sindicato dos trabalhadores em educação publicou edital nesta quarta-feira, 29, onde informa o inicio da greve por tempo indeterminado.

“Não vamos ficar dentro das escolas fazendo de conta que a educação funciona”, disse Socorro Alves, presidente do sindicato na cidade.

O piso salarial dos professores é um dos piores do Brasil, o município paga apenas o salário base.

“Aqui em São Gonçalo do Amarante desde que o prefeito entrou no PR vem atacando rebaixando os direitos da classe trabalhadora. É o único município que professor que tem nível médio e que tem nível superior ganham o mesmo salário”, disse a sindicalista.

De acordo com o sindicato a categoria acumula perdas salariais de 30%. “Não vamos trabalhar nas condições que estamos. Temos que ter nossas escolas reformadas. Nossos alunos [estão] sem ter que comer no chão por falta de refeitório.

Socorro lembra que os ataques aos trabalhos de todo país são frequentes. Segundo ela, “os trabalhadores perderam o PIS que será pago só ano que vem, as licenças foram cortadas. Existe lei tramitando para reduzir salários. Todo governo que entra é para atacar a classe trabalhadora. Enquanto isso, aumenta o custo de vida e a inflação”.

PAUTA DOS GREVISTAS:

1) 1/3 da carga horária dos profissionais do magistério dedicada às horas de atividades extra sala de aula.

2) Reajuste salarial para todos os professores.

3) PCCS dos servidores e professores.

4) Pagamento da UVA.

5) Cumprimento dos índices dos reajustes dos anos de 2010, 2011 e 2012 para o nível superior do piso salarial dos professores.

6) Insalubridade do pessoal de apoio.

7) Convocação do pessoal que passou no concurso público.

8) Eleição para diretores.

9) Vale transporte.

10) reforma e manutenção das escolas.

11) Fardamento escolar.

12) Merenda escolar.

13) EPI para funcionários.

14) IPREV.

15) Descongelamento das promoções horizontais, quinquênios e licenças prêmios.

Fonte: Fala RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário