terça-feira, 8 de setembro de 2015

Deu na Imprensa: Opinião

JAIME CALADO É UM PREFEITO DISTANTE DOS POBRES E DOS EXCLUÍDOS

O jornalista Francisco Costa, do FalaRN, faz uma análise da gestão do prefeito Jaime Calado nos últimos 7 anos. Confira:

A cidade de São Gonçalo do Amarante, RN, é governada há sete anos pelo prefeito Jaime Calado (PR), um médico que deveria ter a sensibilidade à flor da pele com as causas sociais e humanitárias

Mas a cidade não consegue ser referência em saúde de qualidade. As unidades de saúde funcionam de maneira precária.

Não existem médicos para atender a alta demanda de pacientes no maior hospital maternidade da cidade.

Até hoje não foi construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nem um serviço público de média e alta complexidade, sem falar da falta de diagnóstico de saúde.

A cidade localizada no quintal da Capital, Natal, não evoluiu nos últimos anos.

Quem entra em São Gonçalo do Amarante, percebe como é gritante a exclusão social, a miséria, a fome, o desemprego e a falta de oportunidades de trabalho.

As ruas são precárias, sem pavimentação, há lixo e entulho por todos os lugares, e o esgoto a céu aberto atrai doenças e envergonha os moradores.

Nas comunidades rurais e mais distantes, o caos público é pior. Há muita gente que sobrevive abaixo da linha de pobreza.

As famílias não conseguem colocar comida na mesa, e são obrigadas a mendigar ou se render ao tráfico de drogas.

É esse o caminho de muitos jovens que não encontraram boas oportunidades e perspectivas de um futuro melhor.

O Ministério do Desenvolvimento Econômico e Social, MDS, repassa para a cidade mais de R$ 10 milhões apenas para pagamento do Bolsa Familia. São cerca de duas mil residências onde estão centenas de pessoas incluídas na linha de pobreza.

Sem programas eficientes de inclusão social, a cidade é administrada por um prefeito distante dos mais pobres e dos excluídos. Em sete anos de governo, as políticas sociais continuam vegetando e não saíram do papel.


Fonte: FalaRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário