terça-feira, 27 de outubro de 2015

Outubro de Lutas em Natal

OUTUBRO DE LUTAS REÚNE 400 PESSOAS EM NATAL (RN)

Manifestação reuniu servidores da saúde, professores, bancários, estudantes e garis


Um ato unificado parou o trânsito no Centro de Natal, na manhã do dia 23, com cerca de 400 pessoas, convocadas por sindicatos e pela CSP-Conlutas. O protesto teve início com um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), onde servidores da saúde da Região Metropolitana e de cidades como Mossoró, Santa Cruz cobraram agilidade no cumprimento dos acordos de greve e a manutenção do adicional de insalubridade dos servidores municipalizados. Enquanto o protesto era realizado, uma comissão do Sindsaúde e do Sindconam (Sindicato dos Condutores de Ambulância do RN) subiu para uma audiência com a secretaria, para cobrar o fim das perseguições aos diretores do sindicato no SAMU-RN.

O protesto deixou a Sesap por volta das 10h, após a chegada da delegação de estudantes da escola Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, em Ceará-Mirim, que se uniram aos professores na luta pela reforma da escola e pela educação pública, e a delegação de servidores da saúde de Mossoró. A caminhada fez uma parada no cruzamento com a Avenida Rio Branco, onde a oposição ao Sindicato dos Profissionais de Educação cobrou a ruptura da CUT com os governos e a luta contra o ajuste fiscal e em defesa dos direitos dos professores. A passeata seguiu, denunciando o ajuste fiscal, o governo Dilma, o PT, PMDB e o PSDB de Aécio.

O ato foi encerrado em frente à agência do Banco do Brasil, onde um grupo de bancário que mantinha o piquete de greve foi bastante aplaudido. “O bancário é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, cantaram os manifestantes. No local foram feitas diversas falas, de partidos políticos, sindicatos, do Movimento Mulheres em Luta (MML) e de parlamentares, como a vereadora Amanda Gurgel (PSTU).


Fonte: Sindsaúde-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário