terça-feira, 27 de outubro de 2015

Eleição Sinte SGA

Atenção para o edital da eleição para a escolha da nova diretoria do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante. O prazo para a inscrição de chapas encerra-se dia 3 de novembro, como já havíamos divulgado semanas atrás.
Atenção para o calendário do processo eleitoral:


Eleição no Sindsaúde Estadual

CHAPAS JÁ PODEM SE INSCREVER PARA ELEIÇÃO DO SINDSAÚDE

Prazo para inscrições de chapas é do dia 15 de outubro à 13 de novembro

Foi publicado no dia 15 de outubro, no Jornal Tribuna do Norte, o Edital com as resoluções sobre a eleição estadual do Sindsaúde-RN, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2015 para o pleito  2016/2019. A Comissão divulgou os locais de votação das 24 urnas fixas, que estarão disponíveis para a votação da escolha da próxima gestão do sindicato. Além das urnas fixas, terão as urnas volantes que farão o roteiro, elaborado pela Comissão Eleitoral, nas demais unidades de saúde do estado.

O prazo para inscrições de CHAPAS será de 30 dias contados da publicação do Edital, período compreendido entre 15/10/2015 à 13/11/2015. O pedido de registro de candidaturas deverá ser feito na secretaria da sede do Sindsaúde/RN, situado à Avenida Rio Branco nº 874, Cidade Alta, no horário de 8 h às 12 h e de 14 h às 18 h.


Fonte: Sindsaúde-RN

Outubro de Lutas em Natal

OUTUBRO DE LUTAS REÚNE 400 PESSOAS EM NATAL (RN)

Manifestação reuniu servidores da saúde, professores, bancários, estudantes e garis


Um ato unificado parou o trânsito no Centro de Natal, na manhã do dia 23, com cerca de 400 pessoas, convocadas por sindicatos e pela CSP-Conlutas. O protesto teve início com um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), onde servidores da saúde da Região Metropolitana e de cidades como Mossoró, Santa Cruz cobraram agilidade no cumprimento dos acordos de greve e a manutenção do adicional de insalubridade dos servidores municipalizados. Enquanto o protesto era realizado, uma comissão do Sindsaúde e do Sindconam (Sindicato dos Condutores de Ambulância do RN) subiu para uma audiência com a secretaria, para cobrar o fim das perseguições aos diretores do sindicato no SAMU-RN.

O protesto deixou a Sesap por volta das 10h, após a chegada da delegação de estudantes da escola Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, em Ceará-Mirim, que se uniram aos professores na luta pela reforma da escola e pela educação pública, e a delegação de servidores da saúde de Mossoró. A caminhada fez uma parada no cruzamento com a Avenida Rio Branco, onde a oposição ao Sindicato dos Profissionais de Educação cobrou a ruptura da CUT com os governos e a luta contra o ajuste fiscal e em defesa dos direitos dos professores. A passeata seguiu, denunciando o ajuste fiscal, o governo Dilma, o PT, PMDB e o PSDB de Aécio.

O ato foi encerrado em frente à agência do Banco do Brasil, onde um grupo de bancário que mantinha o piquete de greve foi bastante aplaudido. “O bancário é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, cantaram os manifestantes. No local foram feitas diversas falas, de partidos políticos, sindicatos, do Movimento Mulheres em Luta (MML) e de parlamentares, como a vereadora Amanda Gurgel (PSTU).


Fonte: Sindsaúde-RN

Contra o assédio moral nas escolas

PESQUISA SOBRE ASSÉDIO MORAL VISA IDENTIFICAR ESTA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RN

Conscientizar e ajudar os trabalhadores em educação das redes estadual e municipais a identificar a prática do assédio moral no local de trabalho.

Este é o objetivo da pesquisa sobre assédio moral na educação pública do Rio Grande do Norte, que está sendo realizada sob a coordenação do suplente de diretor do SINTE/RN, professor Raphael Lima. O questionário é composto por quatro questões e o profissional não precisa se identificar.

Raphael Lima enfatiza a importância da pesquisa e lembra que muitos profissionais da educação sofrem diariamente com o assédio em seus locais de trabalho. Entretanto, grande parte dos trabalhadores sequer sabem que são vítimas, uma vez que ainda não sabem o que é o assédio moral, tampouco têm como se defender e denunciar.

A pesquisa já foi iniciada e vai se estender até o final deste ano. Segundo Raphael, a ideia é que a partir dos dados coletados o Sindicato produza uma cartilha informativa, que será disponibilizada para a categoria no ano letivo de 2016.

Acesse a pesquisa AQUI e responda o questionário


Fonte: Sinte-RN Estadual

Fora Cunha! Não ao PL 5069/13

BARRAR O PL 5069/13 E EXIGIR O ‪#‎FORA CUNHA – DILMA, BASTA DE RIFAR NOSSOS DIREITOS!


Estamos bastante indignados com a aprovação desse projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Agora o projeto será encaminhado para o plenário da câmara e os deputados vão votar. Esse é um dos maiores ataques aos direitos reprodutivos das mulheres desde a ditadura militar.

O texto original de Eduardo Cunha/PMDB aponta a detenção a toda pessoa, inclusive profissionais de saúde, que orientasse uma mulher quanto aos procedimentos seguros para a prática do aborto, colocando no mesmo patamar as medidas profiláticas a uma gravidez fruto de abuso e outros casos de interrupção da gravidez por decisão da mulher. Tais medidas visam criminalizar com mais rigidez as mulheres que praticam aborto, sem considerar essa questão como problema de saúde pública.

O que era ruim conseguiu ficar ainda pior com as emendas apresentadas pelo deputado Evandro Gussi do PV/SP que aponta a desobrigatoriedade de profilaxia, por parte dos profissionais de saúde no SUS, em caso de estupro e retoma a necessidade de corpo de delito para que a mulher comprove a violência sofrida. Ou seja, deixa a cargo do profissional decidir se faz o procedimento profilático ou não a partir de suas convicções pessoais.

FORA CUNHA

Não é possível conceber a aprovação de projetos como esse que desconsideram as centenas de vítimas de violência sexual, nesse país. Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2013, a cada 1 hora seis mulheres são estupradas no Brasil. Por outro lado, uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que somente 10% dos casos de estupro são denunciados a polícia. As mulheres sofrem em silêncio.

Nós já vivemos um cotidiano de profunda tensão por medo de andar sozinhas nos locais públicos, seja no bairro, no trajeto de volta do trabalho ou da escola, seja mesmo dentro do transporte público. Quando sofremos uma violência ainda somos questionadas quanto ao grau de responsabilidade que tivemos com o fato. Esse projeto reforça esse cotidiano de negligência do Estado e de opressão da sociedade, punindo duplamente a mulher. Mas não qualquer mulher, sobretudo as trabalhadoras, pobres e negras que moram nas periferias do país e estão expostas a todo tipo de risco.

Não vamos aceitar que os nossos direitos sigam sendo utilizados como moeda de troca em acordos políticos. Dilma rifou o kit anti-homofobia e se cala diante de todos esses projetos reacionários para garantir a manutenção de sua base aliada. Prefere ter a mesma postura do PSDB de defender Cunha/ PMDB frente às fortes evidências de seu envolvimento nos processos de corrupção e desvio de verbas públicas, em troca de apoio ao seu governo, deixando de lado o enfrentamento a esses setores conservadores.

Por isso, devemos nos mobilizar e barrar esse projeto com as nossas próprias forças. Em vários estados já estão sendo organizadas manifestações públicas e nós, do Movimento Mulheres em Luta, já lançamos uma campanha pelo Fora Cunha, antes mesmo da aprovação desse projeto. Agora estamos lançando essa petição pública para colocarmos nosso posicionamento e evidenciar que não vamos aceitar mais esse ataque!

É importante combinarmos essas pautas e seguir exigindo o Fora Cunha, pois ele deve prestar contas de todas as denúncias feitas contra ele e não seguir livre para decidir e encaminhar ataques tão nefastos ao conjunto dos trabalhadores, em especial as mulheres. Vamos assinar e compartilhar a petição para alcançar um número expressivo de negativas a esse projeto.


Por Movimento Mulheres em Luta

Fonte: CSP-Conlutas

Combate à iolência contra à mulher no ENEM

NOTA DO MML SOBRE TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM ABORDAR QUESTÕES DE GÊNERO

Falar sobre a naturalização da violência machista é importante, ter investimento público para combater a mesma violência é fundamental!


A naturalização da violência contra a mulher é uma questão que salta aos olhos. Por isso tornou-se tema de redação no principal vestibular do país, o ENEM.

De fato, se considerarmos que o Brasil é o sétimo colocado num ranking de mais de 80 países em número de feminicídios, ou que a cada duas horas uma mulher é espancada em algum canto do país, ou que o índice de estupros cresceu mais de 156% nos últimos anos, fica evidente a necessidade de refletir e debater sobre o tema.

Contudo, aquele que tem responsabilidade pelas políticas públicas, inclusive que foi responsável, em última instância pelo tema da redação do ENEM - o governo Dilma - trata o tema de maneira secundária.

A política de ajuste fiscal de Dilma reduziu o orçamento de políticas para combater a violência contra a mulher pela metade, sendo que este já era um dos menores orçamentos, também para reduzir gastos o PT transformou a secretaria de políticas para mulheres e a secretária de igualdade racial em pastas no ministério de direitos humanos. Sem falar no silêncio absoluto da presidente frente à retirada do termo identidade de gênero de diversos planos municipais de educação.

Em tempos de ataques ferrenhos aos mínimos direitos das mulheres por setores conservadores como Eduardo Cunha/PMDB e declarações públicas de assédio sexual contra menores, como o caso da menina Valentina, a postura que vem tendo o governo de uma mulher é inadmissível. Em troca de apoio político, Dilma vem rifando os direitos de mulheres e dos demais setores oprimidos.

O PSDB que se apresenta como alternativa política também não tem política efetiva para garantir a segurança das mulheres, nas cidades em que governa. É o caso de São Paulo, onde somente entre janeiro e agosto desse ano já foram notificados 100 casos de assédio sexual nos metrôs. Enquanto Alckimin se preocupa mais em tornar sigiloso os documentos das obras superfaturadas do metrô e avançar na privatização do serviço, do que ter medidas para coibir o assédio.

Por isso, mas do que ficarmos felizes pela repercussão necessária do tema, todo o debate deve servir para avançarmos cada vez mais na luta para derrotar o governo e sua política econômica e, dessa forma, garantir mais investimento público no combate ao machismo e a violência que ele causa!

Por Movimento Mulheres em Luta


Fonte: CSP-Conlutas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Eleição Sindsaúde-RN Estadual

SINDSAÚDE-RN ESTADUAL INICIA PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DE NOVA DIRETORIA


Já está em andamento o processo eleitoral que irá definir a nova diretoria do Sindsaúde-RN Estadual. A comissão eleitoral foi eleita no último dia 9 de outubro, durante assembleia da categoria, específica sobre este tema.

A atual gestão teve início em fevereiro de 2013, para um período de três anos.  A diretoria está propondo que as eleições ocorram ainda em 2015, em dezembro, inclusive para não prejudicar as campa­nhas salariais do próximo ano.

O processo eleitoral inicia com a escolha das pessoas que irão compor a comissão eleitoral, ou seja, que irão organizar as eleições. A comissão é formada por três a cinco pessoas, da categoria ou de outros sindicatos e entidades, e ainda por um representante de cada chapa inscrita.

A partir daí será definido o calendário eleitoral com prazos para inscrição de chapa e o período da campanha, seguindo os prazos definidos pelo estatuto. 

Eleições Sinte-RN SGA

PROCESSO ELEITORAL PARA DEFINIR A NOVA DIRETORIA DO SINTE-RN NÚCLEO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE JÁ ESTÁ ABERTO


Já estão abertas as inscrições para concorrer à eleição da nova diretoria do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante. O processo eleitoral foi aberto em assembleia ordinária do último dia 24 de setembro, que elegeu os membros da comissão eleitoral.

O edital da eleição foi publicado em Diário Oficial no dia 1 de outubro e as chapas que desejarem concorrer ao pleito terão até o dia 3 de novembro para fazer suas inscrições. No dia seguinte (4 de novembro), as chapas poderão iniciar suas campanhas eleitorais.

A eleição ocorre no dia 3 de dezembro, das 7h às 22h, nos locais de trabalho, com urnas volantes e duas urnas fixas: uma na sede do sindicato (Rua Coronel Estevam Moura, 287, Centro – São Gonçalo do Amarante) e a outra na Escola Municipal Vicente de França Monte.

A chapa vencedora exercerá seu mandato durante 3 anos, entre dezembro de 2015 e dezembro de 2018.

Marcha pela Educação - Paralisação


Marcha em São Paulo e Paralisação em SGA

MARCHA CONTRA A CRISE E O GOVERNO REÚNE CERCA DE 15 MIL PESSOAS


No dia 18 de setembro, cerca de 15 mil manifestantes tomaram conta da Avenida Paulista para protestar contra o governo, a crise e as medidas de austeridade impostas aos trabalhadores, como ajuste fiscal, ampliação das privatizações e das terceirizações.

A Marcha foi construída por mais de 40 entidades, movimentos e organizações nacionais - entre elas a CSP-Conlutas -, como uma alternativa classista aos que são contra o governo Dilma (PT), Aécio Neves (PSDB), Temer (PMDB) e Cunha (PMDB). Trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil foram às ruas dizer que não aceitam pagar pela crise, que são contra o corte de verbas e a retirada de direitos e que é preciso construir uma terceira alternativa.

“Não basta ser contra o Governo Dilma. A gente precisa entender que o caminho é a luta dos trabalhadores. Somos a maioria nesse país e não podemos pagar pela crise que a minoria rica criou. Por isso dizemos: nem Dilma, nem Aécio, nem Temer e nem Cunha. A saída é pela esquerda! Por um governo classista, que coloque os trabalhadores em primeiro lugar, afinal, somos a maioria nesse país”, esclareceu Socorro Ribeiro, do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo.

No dia seguinte à Marcha, foi realizado em encontro nacional que reuniu cerca de 1.200 pessoas e aprovou um manifesto e uma parada nacional em todos os estados no próximo dia 23 de outubro.


Aqui em São Gonçalo do Amarante os servidores da Educação farão uma parada municipal das escolas, com ato marcado para às 8h, a concentração será na Praça do Centro, em frente à Igreja Matriz. Em seguida, será feita uma caminhada até a Escola José Moacir, que atualmente é uma das escolas com a maior falta de professores e péssima estrutura física.

Confira:


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mobilização Estadual


Deu na imprensa

JAIME CALADO INFLA FOLHA DE PAGAMENTO COM CARGOS COMISSIONADOS E A CIDADE CONTINUA ABANDONADA


O prefeito Jaime Calado em pré-período eleitoral começou a distribuir cargos comissionados a esmo para seus aliados políticos.

No ano que vem apesar de não ser candidato, o prefeito deverá indicar um substituto para avaliação do eleitor.

O prefeito poderá inaugurar obras inacabadas por decisão da Câmara de Vereadores que aprovou o ato imoral.

Até o fim do mandato Jaime Calado vai inchar a cada dia a folha de pagamento do município distribuído vários cargos, mas sem concurso público.

O privilégio de trabalhar na prefeitura será concedido apenas para aliados políticos, e ligados aos vereadores da base do prefeito.

Ao todo serão nomeados ao menos mais de 110 cargos comissionados, e criado várias secretarias e autarquias. Uma despesa que vai ultrapassar os R$ 3,5 milhões por ano. A prefeitura tem uma folha de pagamento com mais de mil servidores comissionados.

Em contrapartida, a cidade continua sem políticas públicas eficientes de infraestrutura urbana, as escolas e a educação estão sucateadas, o lixo toma conta das ruas, e o esgoto a céu aberto invade atraindo doenças. A cidade não possui um hospital de referência em serviços de urgência, emergência, alta e baixa complexidade.

Há centenas de investigações de suspeitas de corrupção no Ministério Público Federal e Estadual contra a gestão do prefeito.


As cerâmicas, o comércio, as indústrias e o Aeroporto já não geram mais tantos empregos e alguns empresários estão fechando as portas. Pra completar o cidadão paga caro pelo aumento da tarifa de água, energia e demais impostos municipais sancionado pelo executivo.

Fonte: FalaRN

Deu na Imprensa

DECRETO DE JAIME CALADO AUMENTA EM QUASE 10% TODOS IMPOSTOS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE


O ano de 2016, começa com mais uma surpresa no bolso do cidadão que mora em São Gonçalo do Amarante, RN.

Além do reajuste da tarifa de luz duas vezes apenas em um ano, no período curto de cinco meses, e os sete reajustes da taxa de água nos últimos sete anos, o prefeito Jaime Calado deu mais um “presente de grego” para seus eleitores.

A partir do ano que vem, todo os impostos municipais serão reajustados em 9.57%. Jaime Calado argumenta que o decreto (613/2015), que estabelece o reajuste segue regulamentação do Código Tributário municipal, de acordo com o artigo 186 da lei 045 de 31 de dezembro de 2007.

O decreto foi sancionado enquanto a Câmara de Vereadores debatia e aprovava reajuste da tarifa de energia elétrica e criava mais de 110 cargos comissionados, secretarias e autarquias que vão inchar as contas públicas por ano em R$ 4 milhões.

O índice de reajuste também foi feito com base no Índice de Preço ao Consumidor, (IPCA/IBGE), acumulado no período de 1 de outubro de 2014 a 30 de setembro de 2015. A atualização das bases de cálculos dos tributos municipais será promovido pela secretaria de tributação e o Sistema Integrado de Administração Tributária – SIAT.


O decreto já entrou em vigor, as correções nos impostos começam a valer a partir de 1 de janeiro de 2016. Entre os reajuste previstos estão novamente água, energia, IPTU, ICMS, taxas para construção de prédios públicos e privados e muito mais.

Fonte: FalaRN