terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ponto Eletrônico

SINDSAÚDE-RN NÚCLEO DE SÃO GONÇALO PARTICIPA DE ASSEMBLEIA COM OUTRAS CATEGORIAS DA SAÚDE PARA DISCUTIR O PONTO ELETRÔNICO NAS UNIDADES 


No último dia 26 os servidores da saúde de São Gonçalo do Amarante se reuniram para mais uma assembleia histórica, que uniu grande parte das categorias para discutir a questão do ponto eletrônico nas unidades. 

Participaram da assembleia o Sindsaúde-RN Estadual e o núcleo de São Gonçalo do Amarante, o Sindicato dos Odontólogos, o Sindicato dos Farmacêuticos e o Sindicato dos Enfermeiros. Além disso, foram convidados o Sindicato dos Médicos e as seguintes autoridades: Dr. Odinei Draeger, Juiz da 1ª Vara Cível de SGA; a promotora de Justiça Dra. Rosane Moreno, do Ministério Público; o secretário municipal de saúde, Jalmir Simões; e o Procurador do Município, Dr. Polion Torres, além da Câmara Municipal da cidade. 

Nenhum desses representantes compareceu para ouvir as categorias ou apontar esclarecimentos ou possíveis soluções. O que é uma pena. Apenas o vereador Raimundo Mendes, presidente da Câmara Municipal, se fez presente já ao final da reunião e deixou o local apenas com a promessa de conversar com o prefeito sobre o problema do ponto eletrônico. 

As categorias querem esclarecimentos sobre a implantação do ponto. Muitos já recebem avisos e até ameaças de que terão seus pontos cortados caso não cadastrem suas digitais nos próximos dias. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou quais são as normas do ponto e suas particularidades. Querem que os servidores aceitem goela abaixo sem dialogar e nem mesmo informar como pretendem gerenciar casos específicos como possíveis atrasos, banco de horas ou jornadas diferentes de trabalho.  

"A prefeitura trata o ponto eletrônico como chicote. Não utilizam como instrumento de gestão, mas de tirania. Cadê que colocam ponto eletrônico para o prefeito ou vereador? O Ministério Público, que deveria ser o guardião da população, não inclui o trabalhador no debate. Isso só nos traz um sentimento de indignação  e serve pra gente perceber que a justiça não vai resolver nossos problemas", afirmou em sua fala Pablo Renoir, representante do Sindicato dos Farmacêuticos. 

Segundo a assessoria jurídica do Sindicato dos Odontólogos, qualquer implementação de ponto eletrônico precisa ser regulamentado. Os trabalhadores têm dúvidas que precisam ser tiradas e qualquer boicote ao ponto precisa ser legalizado em assembleias ordinárias. "Não é justa a implantação de um sistema que os usuários nem sabem usar", acrescentou. 

Dessa forma, a assembleia deliberou que nenhum servidor deve cadastrar sua digital no programa de ponto eletrônico até que as dúvidas sejam esclarecidas. "Nós não estamos dizendo que somos contra o ponto eletrônico, mas estamos exigindo que nossas dúvidas sejam esclarecidas e que haja diálogo com os servidores", acrescentou Vivaldo Júnior, diretor do Sindsaúde-RN núcleo de SGA. 
Uma assembleia ordinária para a confirmação do boicote ao ponto está marcada para o próximo dia 5 de setembro, segunda-feira, ao meio dia, e é imprescindível que todos os servidores da saúde participem! Também foi aprovada uma ida até à Secretaria Municipal de Saúde para solicitar uma audiência com o secretário de saúde e uma nota de repúdio às arbitrariedades da prefeitura.

Veja mais fotos da assembleia:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário