terça-feira, 11 de outubro de 2016

IFRN de SGA Ocupado!

ESTUDANTES OCUPAM IFRN DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, JOÃO CÂMARA E NATAL

Jovens ficarão três dias ocupando prédios do IFRN em protesto contra medidas do governo federal


“Não vai ter arrego, você tira a minha escola e eu tiro o seu sossego”. A frase foi ecoada pelos corredores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de São Gonçalo do Amarante. O barulho com instrumentos musicais improvisados era para atrair alunos para o manifesto. Vários estudantes de cursos oferecidos pelo IFRN ocuparam na tarde de segunda-feira, 09, as instalações da instituição de educação do governo federal. A ideia é juntar a adesão de cerca de 60 pessoas.

Também foram ocupados por estudantes os prédios do IFRN na cidade de João Câmara e Cidade Alta em Natal. O grupo vai permanecer no prédio pelos próximos três dias. Desde o fim do mês passado que os alunos decidiram permanecer instalados por vários dias nos campi das instituições de ensino superior.

De acordo com Mikael Lucas, presidente do Grêmio Estudantil Sérvulo Teixeira, a medida vem sendo planejada há cerca de três semanas. Os diretores do IFRN foram informados que os estudantes iriam esvaziar as aulas. A proposta é retirar cerca de 80% dos estudantes que estão frequentando disciplinas dos cursos para aderir as manifestações.

O QUE ELES QUEREM – O protesto é unificado em todo o país para que o governo federal retire a Proposta de Emenda Constitucional – PEC – 241, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos para educação, saúde, assistência social, e Previdência.

Nesta segunda-feira, 10, a PEC que congela e estipula teto de despesas do governo federal foi aprovada pela Câmara dos Deputados Federais. Foram 366 votos a favor, 111 contra e duas abstenções. Pela medida o salário mínimo também deixará de ter aumento acima da inflação. O texto passará por uma segunda votação e depois segue para o Senado Federal.

Os estudantes também são contra a Medida Provisória 746/2016 que reformula a educação de ensino médio, incluindo a proposta da “escola sem partido”, que retiraria o debate em sala de aula sobre ideologias.

Em São Gonçalo há pedidos para que a prefeitura ofereça mais segurança para os estudantes e a comunidade, além de instalar faixa de pedestre na frente do IFRN.

Confira fotos:









Fonte: FalaRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário